quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Arrogantes, irritantes e...adoráveis!

Quem tem gato (como eu, que tenho 21 - todos vira-latas) sabe que eles são animais extremamente inteligentes. Mais do que isso, são bichinhos com uma personalidade muito forte, cheios de vontades e caprichos.
Uma vez, li em algum lugar algo que acho que retrata bem esse jeitão dos gatos:
"O cão diz: quem é este ser que me alimenta, me cuida, me ama? DEVE ser Deus. Já o gato diz: quem é este ser que me alimenta, me cuida, me ama? DEVO ser Deus".
Claro que, por esse famoso "egoísmo" dos gatos, tem gente que acha que eles não ligam para os donos.
É verdade que são animais auto-suficientes (e, por isso, ideais para apartamentos: não precisa levar para passear nem tomar banho), mas são também muito carinhosos, fofinhos, amigos e leais - aliás, quer bobagem maior do que aquela máxima que diz que "gato gosta da casa, não do dono"? Ridículo! Com certeza quem disse isso nunca teve o privilégio de ter um desses bichanos tão especiais.
E, não querendo criar conflitos cães X gatos (até porque também amo cachorro!), dizem que os intelectuais preferem os gatos - reza a lenda que o artista plástico Andy Warhol tinha 25, e também contam que o conto "O Gato Preto", do escritor Edgar Allan Poe, teve como inspiração sua felina, Catarina. Pessoas inteligentes tem animais inteligentes, simples assim! Afinal, se o cão é a cara do dono, o gato também pode ser!

Na internet...
O comportamento anti-social e abusado dos gatos é retratado também de forma divertida na internet. Só para citar alguns exemplos famosos, temos os LolCatz (com certeza você já se deparou com fotos com algum gato numa situação estranha e uma frase engraçadinha), o KeyBoard Cat (Fatso Schmidt, um gato amarelo que "toca teclado" quando as pessoas falham em alguma coisa) e, não tão famoso, mas motivo de identificação pra todo mundo acostumado com essas criaturinhas, os videozinhos do Simon's Cat (vídeos criados pelo ilustrador inglês Simon Tofield que representa MUITO BEM os hábitos dos bichanos) , sem falar do My Cat Hates You, site onde amantes de gatos enviam fotos que comprovam que, na verdade, seus gatos não estão nem aí pros donos!

Ainda na internet, me mandaram uma vez esse link, que são "dicas de uma gata para irritar seu humano"!



Mãe-coruja
E como não poderia deixar de ser, apesar de amar meus filhinhos, reconheço neles hábitos MUITO irritantes. Vou compartilhar com vocês:



Dormir dentro das pias: não tem graça e é bem chato quando queremos escovar os dentes, mas é muito fofinho!



Invadir gavetas (e atirar tudo para fora): uma faxineira que trabalhava aqui uma vez chegou a pensar que tinham invadido a casa para roubar alguma coisa.





Deitar em cima do monitor (e querer censurar o conteúdo!): problema resolvido graças aos monitores de tela plana!






Desfilar em prateleiras cheias de coisinhas que quebram: e ainda acham que fazem parte da decoração.




Deitar por cima de livros (e de jornais, revistas, trabalhos, panfletos e qualquer outra coisa que o humano pretenda - em vão- ler): sem comentários.




Freqüentar locais impróprios: sejam eles centros de mesa...


... ou o ombro do dono.






Tomar cerveja
: além de não ser nem um pouco apropriado para gatos, é bem irritante a mania que eles tem de, literalmente, botar o focinho em tudo.




Atacar objetos inocentes
: cadeiras, poltronas, peças de roupas, frutas e tudo que estiver ao alcance dessas garras violentas - inclusive canelas de pessoas distraídas.







Tentar invadir/atacar máquinas de lavar roupa: não sei se é um hábito comum, mas aqui em casa é (também, com essa super população...). Aliás, quando vejo isso, questiono a inteligencia dos meus felinos.





Mas, apesar do cansaço, do gasto, da trabalheira... NADA no mundo paga ou se iguala à alegria, ao prazer e a satisfação que essas criaturinhas me dão. Conviver com gatos exige bastante, mas compensa muito também.
Como está escrito no (maravilhoso) texto de Aline Angeli, "aprenda o que significa o ronronar, aquela vibração que mais parece um chiado de motor, para cair de amores da próxima vez que um bichano reagir com esse som a um carinho seu: é o sinal máximo de contentamento do gato, prova de que ele está relaxado e se sentindo no céu com sua companhia."

0 comentários: