quinta-feira, 3 de setembro de 2009

La mentalità è cambiata: Itália terá novo código de direitos para animais

Uma mudança de mentalidade. Assim está sendo encarado o Código dos Direitos dos Animais, que está prestes a ser apresentado em reunião do Conselho de Ministros da Itália. Se algumas normas do projeto – com 49 artigos – não representam uma novidade, como a obrigatoriedade de os animais terem chips e obrigatoriamente estarem inscritos no anagrafe dos quattrozampe, a responsabilidade do proprietário pelo comportamento de seu “amigo”, e a eliminação da Black list com raças perigosas, o texto prevê importantes novidades.

Entre elas, destacam-se por exemplo a exigência de serviços mínimos para assistência aos animais abandonados, o disciplinamento e a proteção para os animais atores – com a presença de um veterinário nas atuações e certificado de saúde.

A mudança de mentalidade é constatada pelo presidente do Ente Nazionale Protezione Animali, Carla Rocchi. A seu ver, o sinal mais evidente dessa mudança cultural é a atenção que os tribunais vêm dando a episódios de violência contra animais. Anos atrás, observa, nenhum juiz autorizava o corpo de bombeiros a ingressar em uma residência para resgatar um gato, abandonado por pessoas que saiam em férias.

Publicado no Informativo Oriundi em 31.08.09

Fonte: Oriundi

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Apresentação

Meu nome é Soraya Bertoncello, sou formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e agora curso Jornalismo.
Este blog era para ser, a princípio, para a disciplina de Jornalismo Digital, do terceiro semestre do curso, porém, como "vira-latas", "animais abandonados", etc, é um assunto que não apenas me interessa como convive comigo 24h por dia (sou dona de 21 gatos de rua, todos morando no meu apartamento), resolvi "vestir a camiseta" e carregar o blog como um projeto além das avaliações universitárias....até porque, depois de formada, é meio difícil para mim aguentar umas regrinhas de avaliação-de-terceiro-semestre.
Reclamações à parte, espero poder fazer o meu papel em defesa dos bichinhos que infelizmente não tenho como levar para casa!

Beijos,