sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cadela é atingida por quatro tiros em penitenciária e sobrevive em SC

Quando a gente pensa que já viu todo o tipo de estupidez humana, sempre encontramos coisa pior.

A cadela Pituca, uma vira-latas que vivia nas dependências do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara (SC), foi atingida por pelo menos quatro tiros, na madrugada de segunda-feira (21). Dois agentes penitenciários são suspeitos de serem os responsáveis pelos disparos.

A cadela foi encontrada, agonizando, por duas funcionárias do complexo na tarde da segunda-feira. Elas prestaram os primeiros socorros e levaram Pituca para cuidados veterinários.
De acordo com o Departamento de Administração Prisional (Deap), Pituca se recupera bem e deve ser colocada para adoção. O Deap informou ainda que os agentes penitenciários tiveram suas armas recolhidas e perderam o porte das armas.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, os agentes se formaram em 2008 na Escola Prisional do estado, foram afastados do trabalho e podem ser suspensos pelo período de 15 a 30 dias, sem direito ao recebimento de salário, ou até demitidos.

O diretor do Deap, Hudson Queiroz, instaurou uma sindicância para a apurar o caso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, serão investigadas as causas dos tiros, se houve negligência por parte dos agentes e as circunstâncias em que Pituca foi atingida.
Ainda segundo a secretaria, os agentes ainda vão ser investigados no inquérito policial instaurado na delegacia de polícia da cidade. Eles podem responder pelo crime de maus tratos aos animais.

Fonte: G1

Considerações pessoais:
- "podem responder pelo crime" não, né? DEVERIAM responder e PAGAR MUITO pelo crime. Quem sabe colocar eles dentro das mesmas grades que deveriam "cuidar".

- aposto que vai chover gente querendo adotar a Pituca. Atitude louvável, mas existem milhares de outros animais pra adoção também, que ninguém quer. Aliás, todo mundo quer adotar cachorrinho-de-manchete. Isso é amor pelos animais ou vontade de aparecer no noticiário como "bonzinho"?

Cães e Gatos para adoção no CCZ de PoA

O canil do Centro de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Porto Alegre tem diversos cães e gatos para adoção. Os animais são vacinados e esterilizados. O centro, localizado na Estrada Bérico José Bemardes, 3.489, no bairro Lomba do Pinheiro, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Fonte: Jornal O Sul de hoje

Confira no mapa a localização do CCZ


Exibir mapa ampliado

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Microchip em cães é lei

O Diário Oficial publicou na última sexta-feira, 18/09, a sanção da lei (Lei nº 13.252 de 2009) que obriga a implantação de microchip de identificação eletrônica nos cães comercializados no RS. De autoria do deputado Carlos Gomes (PPS), a nova lei determina que o chip seja implantado subcutaneamente contendo informações sobre a moradia e dados do proprietário do mascote. Do animal deverá constar raça, data de nascimento, sexo, características físicas e registro de vacinação. "Ao facilitar a identificação, estaremos coibindo o abandono dos animais nas ruas e parques. Ao mesmo tempo, proprietários serão beneficiados com a medida, já que em caso de perda do animal, o dono poderá ser localizado", explicou o autor da lei. A proposta foi construída com entidades gaúchas ligadas à proteção dos animais.

Fonte: Newsletter Affonso Ritter
Crédito da foto: Portal do Cachorro

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Artigo sobre defesa dos animais e as conquistas legislativas do movimento de proteção animal no Brasil

Leia AQUI um artigo bem interessante e completo sobre a defesa dos animais e as conquistas legislativas do Movimento de Proteção dos Animais no Brasil, escrito por Edna Cardozo Dias, doutora em direito pela UFMG e presidente da Liga de Prevenção da Crueldade contra o Animal.

O trabalho aborda
1 - Introdução: Breve relatório sobre os fundamentos filosóficos da proteção animal
2 - A proteção dos animais como relevante questão jurídica
2.1.Normas do Direito Internacional
2.2- Normas de Direito Comunitário
2.3- Normas de Direito Positivo Brasileiro

3 - A história da aprovação da leis de proteção ao animal no Brasil
3.1. A primeira legislação de proteção aos animais no Brasil
3.2 - Criminalização dos atentados contra os animais
LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS
LEI N.º 9605, DE 12 FEVEREIRO DE 1998
3.3- Proteção animal na Constituição da República de 1988
3.4- A proibição da caça na Constituição Estadual de São Paulo
3.5- Código de proteção aos animais

4 - Livros jurídicos sobre proteção da fauna

Fonte: Ambiente Brasil

*-*-*-*-*-*-*

Aproveito o post pra agradecer de coração, MESMO, ao feedback que tenho recebido sobre a matéria dos abrigos! É esse o tipo de coisa que faz com que eu tenha cada vez mais vontade (e paixão) de falar sobre animais! Espero corresponder ao trabalho e a dedicação das minhas "fontes" sempre!!!